segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

“Super-Heróis da história de Portugal”

A Câmara Municipal, através dos seus animadores, levimage shou a cabo mais um espetáculo para os alunos do 1º CEB.  

Neste espetáculo divertido e didáctico, são contados os feitos de alguns heróis que passaram pela nossa História, tal como Viriato, Geraldo Geraldes-O Sem Pavor, a padeira de Aljubarrota, Aristides de Sousa Mendes , António de Oliveira Salazar,  Soldado Milhões e Salgueiro Maia entre muitos outros.

 

Heróis de Portugal

A Portugal não faltam heróis! Super heróis! A História conta histórias de homens e mulheres que realizaram feitos notáveis. Vamos viajar pela vida de alguns.

Há muitos, muitos séculos, por terras altas (montes Hermínios), vivia um pastor. Bravo, guerreiro, chefe dos Lusitanos, combateu os Romanos. Traído por três dos seus amigos, Viriato morreu.

Contemporâneo de D. Afonso Henriques, Geraldo Geraldes, ora ganhava riquezas à custa dos Mouros ora à custa de Portugal. Era uma pessoa muito valente, mas ao mesmo tempo, era mentiroso e em quem não se podia confiar.

Em dado momento da História apareceu o Zé Povinho. Representante do povo. Era uma personagem humilde, desconfiada… Caricaturava o povo português.

Um “amigo” do Zé Povinho era o Zé do Telhado. Aquele que roubava aos ricos e tudo dava aos pobres.Digitalizar0050a

Brites de Almeida (Padeira de Aljubarrota) na nossa História, ajudou na luta contra os Castelhanos.

Portugal começou a ser um país importante na época dos Descobrimentos e Vasco da Gama foi um dos Super heróis dessa altura. Levou-nos até à Índia, descobrindo o caminho marítimo até lá.

Os anos foram passando, aconteceram coisas boas e coisas más. Aristides de Sousa Mendes foi um muito grande super herói. Salvou muitas pessoas de morrerem às “mãos” de Hitler, ditador da Alemanha.

António de Oliveira Salazar fez Portugal viver uma ditadura. As pessoas não tinham liberdade de expressão. Por isso vieram para a rua fazer uma revolução. Ficou conhecida como a revolução dos cravos.

Todos os super heróis, cada um na sua missão, em cada tempo da História, fizeram este país chamado Portugal.

Trabalho Elaborado por: Joana Campos e Mariana Loureiro 4.º ano de Aguieira Ano letivo 2012/2013.

Os alunos do 1º ano da escola da Aguieira fizeram os desenhos da atividade…