sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Halloween

Celebração do Halloween: No âmbito do projecto "Encontro com os Livros"dinamizado pela BE em articulação com os docentes titulares de turma, decorreu na BE  da escola do Fojo, escola de Vale Madeiros e Lapa do Lobo a dramatização da História “E se eu fosse… uma bruxa”. Após a dramatização, foi pedida a opinião dos alunos em relação à mesma e estes tiveram também a oportunidade de colocar perguntas sobre bruxas.




De seguida, foram propostas diversas actividades aos alunos, isto é, para as crianças do jardim-de-infância, a construção de uma bruxa com materiais de desperdício; para os alunos do 1ºAno, a construção de puzzles (relacionados com o Halloween); para os restantes alunos, a realização de fichas de trabalho de acordo com os anos de escolaridade (sopa de letras, pintura de bruxas, composição “e se eu fosse… uma bruxa”, entre outras coisas).

Alunos do 4º ano

 
Alunos do 1º Ano
 

Exposição dos trabalhos
Actividade de Halloween 4º Ano
Se eu fosse uma bruxa ia à casa dos Primeiros-ministros, enfeitiçava-os e as bruxas eram as Primeiras-ministras. Vivíamos numa casa grande e comia todos os dias a mesma comida. Mandávamos colocar as casas à medida das bruxas. Se eu fosse uma bruxa fazia isto e era feliz para toda a vida.
Beatriz Mendes Pais, 4ºA
Se eu fosse um bruxo mandava construir o “Mc Donald's” para bruxas e bruxos e uma estátua com a minha cara. Eu comia couves, tomates e pepinos e teria 111111111 anos. Pregava muitas partidas às crianças e criava um planeta só com bruxos e bruxas. Transformava o Primeiro-ministro num sapo com pintas amarelas e ele comia moscas. Será que um dia eu vou ser um bruxo?
Luís Rafael Monteiro Gonçalves, 4ºA


Se eu fosse uma bruxa gostava de aprender muitos feitiços. Eu teria 1000000 gatos para dar azar a toda a gente. Gostava de ser bruxa profissional para mandar em todos os planetas. Eu comia cocó de pássaro como sopa; como segundo prato comia avelãs com bifana de tarântula de bolos; bebia sangue de ratazana e para sobremesa comia teias de aranha com baba de elefante. Gostaria de ser uma bruxa!
Mafalda Ramos do Olival, 4ºA

Se eu fosse um bruxo gostava de arrancar cabelos aos meninos e comia os cabelos. Fazia magia para toda a gente comer: donuts, pele de cabra, xixi de macacos e gorilas, cocó de cavalo e pêlo de gato. Metia donuts nas cabeças das pessoas. Ia para Marte, Júpiter e Vénus viver. Comia rabos de ratos e cocó de gato.
João Pedro Gomes Rosa, 4ºA

Se eu fosse uma bruxa gostava de ir a Zuculeste, de ter 100000 anos e de viver 1000000 anos. Viveria numa casa assombrada toda de preto com aranhas e morcegos! Gostaria de ter imensas amigas e comeria feitiços, aranhas, pó, etc. O mês do ano que eu mais gostaria era Júpiter. Arrumava e desarrumava tudo. A minha vassoura era só minha. Será que eu um dia vou ser uma bruxa?
Daniela Nunes Carlos, 4ºA

Se eu fosse uma bruxa gostaria de usar uma saia comprida, ter unhas grandes e vermelhas. Gostaria de comer batatas fritas com ranho de vacas. Vestia-me com sete meias, um chapéu com olhos, um casaco azul com bolinhas, umas botas grandes e pretas e uma camisola cor-de-laranja. Gostaria de ter o cabelo cor-de-rosa e madeixas roxas. Eu acho que se eu fosse uma bruxa assim, iria adorar.
Maria Miguel Alves Rodrigues, 4ºB

Se eu fosse uma bruxa gostaria de montar uma vassoura, usar cinco camisolas, quatro calças, três pares de meias, botas desapertadas. Ao pequeno-almoço comia sopa de asa de mosquito e de morcego e ao jantar bolo de chocolate com pêlos de rabo de vaca e cascas de cavalo. O meu animal seria um lobisomem e um dinossauro e teria o cabelo castanho com madeixas louras. O meu nome seria Zeca.
Ana Sofia Cunha, 4ºB

Se eu fosse uma bruxa usava: uma saia comprida e preta, três camisolas, quatro pares de meias, uns sapatos desapertados e claro, um chapéu de bruxa! Se eu fosse uma bruxa queria aprender a voar numa vassoura. Se eu fosse uma bruxa, ao pequeno-almoço comia pêlo de leão; ao almoço baba de morcego; ao jantar sopa de pele de cobra e para sobremesa comia chocolate com pernas de aranha. O meu animal de estimação era um gato.
Mariana Nunes Fidalgo, 4ºB

Se eu fosse uma bruxa vestia-me com trapos, usava um chapéu bicudo, tinha um gato branco, usava dez pares de meias e umas botas sem atacas para não cair. Para comer: asas de morcego para as torradas, carne muito, muito, muito mal cozida e para sobremesa mousse de rã ou de moscas. Para beber, sumo de baba de rã. Pregava muitas partidas aos meninos e o meu animal não era só um gato, mas também uma aranha!
Ana Rita Morgado dos Santos, 4ºB


Se eu fosse uma bruxa gostava de ter unhas grandes, ser grande, ter cabelo loiro, ter madeixas roxas, brancas e pretas e ter roupa brilhante. As cores eram: preto, rosa choque, branco, cinzento com remendos e outras cores, às bolas e botas roxas. A minha comida preferida era sopa, xixi de vaca com moscas, o prato de mosquitos e lagartas e para sobremesa arroz doce com caganitas de andorinha. Era assim que eu queria ser.
Beatriz Saraiva Falcão, 4ºB

Se eu fosse um bruxo tinha um chapéu bicudo enorme, os meus olhos eram pretos, tinha um gato preto, uma espada voadora, uma bola de cristal que adivinhava o futuro, roupas com remendos, uma coroa feita de aranhas, teias, abóboras… Se eu fosse um bruxo comia caganitas de sapo, sopa de língua e rabo de vaca, excremento de boi, lama poluída, rato assado… Se eu fosse um bruxo faria uma partida que era assim: chamava a criança mais medrosa do mundo e mandava-a para o cimo de um monte e convocava um congresso de bruxos para a amedrontar. O congresso era formado por um presidente, assessora, um polícia com o nome de Caostios (que tomava conta do congresso). Também era uma festa e uma comemoração do regime das bruxarias!
Miguel Ambrósio, 4ºB