segunda-feira, 7 de março de 2011

Contar Histórias

Uma vez mais, contámos com a presença da Professora Lira, que contou histórias de encantar na Biblioteca da Escola do Fojo e após a leitura das mesmas, realizou diversas actividades com os alunos.

Os alunos do 1ºAno ouviram as histórias “A bruxa que dormia no telhado” e “Dai-me água, dai-me pão senão eu morro”, do livro “Histórias para contar em minuto e meio”.

Após a audição das histórias, as crianças realizaram uma actividade de expressão dramática e a representação das mesmas. Esta actividade suscitou momentos de grande divertimento.

Os alunos do3º ano ouviram a história “Vermelho” e dialogaram sobre as cores.

Após o diálogo, procederam à realização de uma actividade de expressão plástica: rasgagem e colagem com o objectivo de criarem algo, ficando ao critério de cada um o que pretendia construir.clip_image002

clip_image002[6]

A turma do 4º ano da escola da feira ouviu duas histórias: “Os cisnes selvagens brancos” e “O novo fato do Imperador”.

Para terminar, a partir das palavras “Era uma vez…”, os alunos inventaram uma história oralmente.clip_image002[8]

Os alunos do 4º ano da escola do fojo ouviram duas histórias de aventura do livro “As aventuras do Barão de Munchhausen.” De seguida, cada um desenhou um rosto e passou o seu desenho ao colega do lado. Este, por sua vez, acrescentava um pormenor no desenho e de seguida passava-o ao colega do lado, e assim sucessivamente até o desenho estar concluído. Assim, o produto final era trabalho de toda a turma.

clip_image002[1]