quinta-feira, 20 de junho de 2013

Visita de estudo a Tomar

No dia 22 de maio de 2013, os alunos da Escola do 1.º CEB de Canas de Senhorim foram fazer uma visita de Estudo a Tomar.
No local de partida, a Escola Sede do Agrupamento estavam todos presentes às 7h 30minutos. Partimos às 7h 40 minutos e chegámos às Grutas da Moeda por volta das 9h 40 minutos.
O nosso grupo foi visitar o Centro de Interpretação Científico-Ambiental (CICA) das Grutas da Moeda. Fomos atenciosamente recebidos por uma senhora que nos guiou na visita.
Aprendemos que a rocha predominante na região é o calcário. Esta rocha tem diversas aplicações, como por exemplo: construção civil, indústria farmacêutica, pasta de dentes, giz, maquilhagem, cosméticos, cor branca ao papel, cal, morte dos bichos que atacam a agricultura…
clip_image002
Para que o calcário se transforme em cal é necessário que a rocha vá ao forno e seja cozida a 800 graus de temperatura durante 23 horas.
Nesta zona de S. Mamede existem 18 espécies de morcegos. Estes alimentam-se de insetos, como melgas e moscas. O nome do morcego que habita nestas grutas é o Morcego de Peluche e não ultrapassa os cinco centímetros de comprimento.
De seguida, fomos visitar uma exposição clip_image002[12]de minerais. Gostámos de conhecer os minerais, como: pirite, quartzo, ametista, fluorite, rosa do deserto…

Seguidamente fomos visitar as Grutas da Moeda. O guia ficou surpreendido por nós conhecermos a Lenda das Grutas da Moeda. Fizémos o percurso pelo interior da Gruta e vimos algumas galerias, como “Presépio”, “Cascata” e “Fonte das Lágrimas.” Observámos as formações rochosas que se formam do teto para a base – estalactites, da base para o teto – estalagmites e a junção das duas a que se dá o nome de colunas. Aprendemos que as estalactites demoram 250 anos a crescer um centímetro e as estalagmites demoram um século a crescer um centímetro. A extensão da clip_image002[10]gruta é de 350 metros, a profundidade é 45 metros e a temperatura média no interior da gruta é de 18 graus celsius. Nós tivemos a oportunidade de estar a 45 metros de profundidade e ouvir o som magnífico de cascatas musicais. Ao longo da visita mantivemo-nos atentos às explicações dadas pelo guia e respondemos com interesse às inúmeras questões.
Por volta das 13 horas fomos almoçar todos juntos num parque perto das grutas.
Da parte da tarde fomos visitar o Convento de Cristo. Conhecemos o Convento. Descemos uma escada em forma de caracol e aprendemos que devemos descê-la lentamente como o caracol, daí a explicação do nome “escada de caracol”.
Uma senhora muito bonita, a Dª Rita mostrou-nos o seu baú onde guardava riquezas, recordações… e contou-nos histórias da época dos reis. Cheirámos especiarias como a canela e a flor de anis. A flor de anis tem aroma a rebuçado. - Que cheiro agradável!
Alguns colegas de outras turmas vestiram trajes da época dos reis e encarnaram algumas personagens importantes através da leitura de textos.
De seguida, fomos visitar o Museu dos Fósforos em Tomar. Vimos variadíssimas coleções de caixas de fósforos de muitos países. Numa sala contígua visitámos uma oleira a fazer peças de barro, outra a cortar moldes e outras senhoras a pintar na cerâmica.
Lanchámos num parque da cidade de Tomar. Ao fim do lanche fomos comprar gelados e ficámos confortavelmente sentados na esplanada a saborear este momento!
Nós gostamos imenso desta visita de estudo porque enriquecemos os nossos conhecimentos sobre o nosso país, sua riqueza e beleza natural!
Trabalho coletivo Escola do 1.º CEB de Canas de Senhorim (Feira)Turma 2.º/3.ºE