domingo, 16 de abril de 2017

Carnaval

VIVA O CARNAVAL!

O Carnaval é uma festa que se realiza um pouco por todo o mundo, geralmente, no mês de fevereiro.
         No Carnaval, as pessoas costumam mascarar-se e sair à rua com vários disfarces, como por exemplo: palhaços, princesas, sevilhanas, reis, leões, fadas…
         Em muitas localidades, realizam-se desfiles ou corsos carnavalescos com carros alegóricos que alegram as pessoas com músicas. São momentos de muita diversão e folia! As pessoas atiram confétis e serpentinas para o ar, para os carros e para as pessoas.
         Em Canas de Senhorim há um grande despique entre dois bairros: o “Paço” e o “Rossio”. No despique, os foliões participam com alegria e muita energia!
         A nossa turma vai participar no Carnaval das Escolas do Primeiro Ciclo e dos Jardins-de-Infância. Nós vamos representar a história “Alice no País das Maravilhas”. As meninas vão disfarçadas de Alice e os meninos de Coelho Branco.
         O Carnaval é uma festa com muita animação.
                                            
                                                             Texto coletivo da turma do 2.º C
                                                     Escola Básica da Feira




O Carnaval de Canas de Senhorim

            O Carnaval é uma festa que acontece antes da Quaresma, em que as pessoas se mascaram do que quiserem e fazem desfiles nas ruas.                                                                                                    
            O Carnaval de Canas de Senhorim é aquele que vou ver todos os anos, já tem mais de 400 anos.
            No domingo e na terça-feira de Carnaval o Paço e o Rossio, que são dois bairros daquela vila, dão cor, alegria e muita folia às ruas.
            Este ano gostei mais do Rossio, especialmente dos disfarces de dinossauros e dos arqueiros porque eram muito coloridos. O Paço também não ia nada mal, até porque ia um grupo de mascarados de galo de Barcelos que estavam muito engraçados.
            Na terça-feira de Carnaval e para acabar o dia, os dois bairros encontraram-se nas quatro esquinas da vila para o despique onde cada um deles tenta cantar o mais alto possível para ver quem é o vencedor do Carnaval.
Na quarta-feira para terminar as festividades há a queima do entrudo e a chamada batatada onde toda a população é chamada a comer batatas com bacalhau nas associações de cada um.
                       
                       Afonso de Sá Pina e Valério
                 Turma J  - 3.º Ano Vale de Madeiros