Ideias Com Mérito

Teatro
No âmbito do projeto "Promoção do sucesso escolar com histórias de encantar" os alunos das escolas do Fojo, Vale de Madeiros e Aguieira, após a leitura das histórias, deitaram mãos à obra e começaram por fazer os fantoches ou as máscaras. No decorrer da semana da leitura mostraram aos colegas as suas habilidades teatrais.

Sessões de teatro apresentadas:

“O Príncipe Feliz” - turma H Fojo

“Os  Primos e a Bruxa Cartuxa”  -  turma G Fojo

"O macaco do rabo cortado" - turma F Fojo

“O Príncipe com orelhas de burro”-  turma A e B Aguieira

"Lá de cima cá de baixo" turma I de Vale de Madeiros

As fotos apresentadas mostram bem o empenho e dedicação dos alunos.



 Os alunos analisaram ainda uma segunda obra intitulada: “O Zbiriguidófilo”, de Pitum Keil do Amaral. Descobrimos que é um autor do conselho. Após a leitura e exploração da obra, que nos conduz para o imaginário, pois sendo o zbiriguidófilo um animal de estimação que todos gostaríamos de ter, mas que, na realidade ninguém sabe como ele é ao certo, os alunos foram convidados a criar o seu zbiriguidófilo. As ilustrações realizadas serão expostas na “Semana da Leitura” (e convidado o referido autor).








Neste primeiro período, foram desenvolvidas as atividades referentes à primeira fase da planificação. Assim, primeiramente os alunos foram sensibilizados/motivados para o projeto. Seguidamente foi apresentada a primeira obra selecionada a ser trabalhada - “O Princípio”, uma obra de Paula Carballeira e ilustrações de Sonja Danowski. Esta obra consegue ilustrar de forma muito real a situação de uma família em tempos difíceis (tempos de guerra) e que, apesar das adversidades, consegue ver sempre o lado positivo das coisas. Positivismo, solidariedade e coragem, atitudes também necessária no nosso dia a dia. Esta obra permitiu, a cada aluno, dar continuidade à história e fizeram-no através da elaboração de uma composição escrita.

"Os Países de A a Z",

No dia 12 de dezembro, foi apresentado na BE o livro "Os Países de A a Z", elaborado pelos alunos do 3º e 4º anos da Escola do Fojo do ano letivo 3013/14, no âmbito do projeto "Ideias com Mérito -  Promoção do sucesso escolar com histórias de encantar". O projeto foi coordenado pela professora Paula Rodrigues e contou com a colaboração dos professores da turmas envolvidas e da equipa da BE. Durante a sessão de apresentação, os autores dos textos presentearam todos os convidados com a leitura dos seus poemas e os alunos do Curso Profissional de cozinha adoçaram o evento com deliciosas iguarias.
Há a destacar o grande envolvimento dos alunos e pais/encarregados de educação.


Sinopse 

O Princípio reflete a ternura face ao horror, a imaginação perante a mais absoluta precariedade, a força de uma família unida perante o drama humano. Paula Carballeira é capaz de poetizar a propósito dos efeitos cruéis e devastadores de uma guerra, ao passo que as ilustrações hiper-realistas de Sonja Danowski conduzem os leitores até às mesmas ruínas dos bombardeamentos.

Esta obra sensível e terna é também uma homenagem ao livro como ferramenta pacífica, às bibliotecas como faróis luminosos de sabedoria que se apagam ali onde se instaura a violência, à palavra oral como alimenta da alma. Apesar de tudo, O Princípio transmite uma mensagem de esperança: a vida continua, a gargalhada flui contagiosa, as crianças não podem deixar de viver a sua infância ainda que um conflito bélico a queira arrebatar.


Carnaval

Após a apresentação e análise do livro “O Alfabeto dos Países “, de José Jorge Letria, no âmbito do projeto “Promoção do sucesso escolar com histórias de encantar”   os professores e alunos do 1º CEB optaram por escolher para tema de Carnaval alguns desses países.

PORTUGAL (Escolas do Fojo)




Áustria (Escolas da Feira)



México (Escola Vale de Madeiros)

Brasil (Escola da Aguieira)

Angola (Escola da Lapa do Lobo)


Nigéria (Escola da Póvoa)



Promoção do Sucesso Escolar com Histórias de Encantar

Ler e escrever+: um caminho para o sucesso

Tendo como tema a leitura e a escrita como um caminho para o sucesso escolar, toda a nossa intervenção se pautou no sentido de desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, de forma lúdica e informal proporcionando-lhes o gosto pelo saber. Assim ao longo deste primeiro período destacamos o trabalho desenvolvido com base na obra "O Alfabeto dos Países" , a vinda do escritor Alexandre Parafita, assim como todo um conjunto de atividades relacionadas com a escrita que culminaram na elaboração de ebooks.  

Foi planificado todo um trabalho a ser desenvolvido com os alunos da Escola do Fojo do 1º Ciclo de Canas de Senhorim (3º e 4º Ano) com base na obra: "O Alfabeto dos Países”, do autor José Jorge Letria
Nesta primeira fase, os alunos  foram convidados a viajar por outros países. Foram salientados vários aspetos de cada um dos países, desde a sua localização geográfica, conhecimento das várias bandeiras, identificação de monumentos, pontos de interesse, culturas e costumes, entre outros, ou seja, um pouco de “cultura geral”. Além disso, realizaram trabalhos de pesquisa individual que servirão de base para o trabalho a desenvolver na segunda fase da planificação.
Os alunos demonstraram empenho na realização do trabalho de pesquisa e revelaram muito interesse e curiosidade por todos os assuntos tratados, de tal forma que, a primeira fase do trabalho ainda não foi concluída, pelo que, dar-se-á continuidade no próximo período. 

 A exploração do livro "O Alfabeto Dos Países"

 A Visita do Escritor Alexandre Parafita 
A notícia da visita do escritor Alexandre Parafita à biblioteca da Escola do Fojo causou nos alunos grande entusiasmo e logo começaram a fazer várias pesquisas na internet sobre o escritor. Os alunos além de lerem várias das suas obras prepararam um conjunto de questões, algumas bastante pertinentes, sobre o seu gosto e interesse pela escrita, o porquê de utilizar tantos animais nas suas histórias e muitas mais... O autor respondeu de forma clara e entusiasta dizendo-lhes que desde pequeno que começou a gostar de ler e escrever e que gosta muito de contactar com pessoas idosas  que lhe contam lendas, histórias que muitas vezes aproveita para escrever os seus livros.

 As fotos que se seguem demonstram o entusiasmo e interesse dos alunos.




Ebook realizado pelos alunos do 3º F